Pesquisar este blog

domingo, 21 de março de 2010

A Grande Tribulação- Continuação


O segundo período da Grande Tribulação também durará três anos e meio e será de muito sofrimento como nos adverte este versículo de 1 Ts 5. 3 “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.”
Esse período começará com a abertura dos selos.
1°Selo – Cavalo Branco que trata da falsa paz oferecida pelo anticristo. Essa falsa paz como vimos no post abaixo ocorrerá no primeiro período da grande tribulação. Ap 6.2 a “E olhei, e eis um cavalo branco”
2° Selo – Cavalo Vermelho que representa a guerra. Ap 6. 4 “E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.”
3° Selo-Cavalo Preto que representa a fome que ocorrerá devido as guerras, epidemias e o aumento da inflação. Ap 6. 5 ‘E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. 6 E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.”
4° Selo – Cavalo Amarelo que representa a morte que servirá de sentença para todos os que se opuseram de alguma forma contra o anticristo. Ap 6.7 “E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. 8 E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.”

Em meio aos acontecimentos Deus levantará duas testemunhas para profetizar, que terão poder de realizar milagres sobrenaturais e para devorar seus inimigos. Ap 11. 4 “Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. 5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. 6 Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.”
5°Selo – Os Mártires que serão aqueles que morrerão por amor a Palavra de Deus. Ap 6. 9 ¶ “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.”
Por causa dos fatos ocorridos o império do anticristo será abalado, pois haverá uma grave crise mundial, ocasionada por várias guerras civis, que consequentemente levará a uma guerra mundial, e o anticristo acusará a Israel.
Devido a acusação Israel contra atacará, mas Jerusalém será dominada e Israel fugirá para o deserto (Ap 12. 6” E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.”). No entanto, o anticristo continuará a perseguir a Israel com o propósito de destruí-lo. (Ap12. 15” E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.”)
6°Selo – Terremoto
Ap 6. 12 “E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;”
7°Selo – As sete trombetas
Apocalipse 8
1 .¶ “E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora.
2 .E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.”

1ª Trombeta – 1/3 Da vegetação será destruída. Ap 8. 7 ¶ “E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.”
2ª Trombeta- 1/3 Da vida oceânica será destruída. Ap 8. 8 “E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. 9 E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus.”
3ª Trombeta- 1/3 Da água doce será envenenada. Ap 8. 10 “E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. 11 E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.”
4ª Trombeta-1/3 Dos astros luminares escurecerá. Ap 8. 12 “E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.”
5ª Trombeta- Abismo aberto, homem sofrerá. Ap 9. 1 “¶ E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2 E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar. 3 E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. 4 E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus. 5 E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. 6 E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.”
6ª Trombeta- Quatros anjos serão soltos.- Cavalaria Infernal que atormentará os homens que não se arrependerem se seus pecados. Ap 9. 13 ¶ “E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, 14 A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. 15 E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. 16 E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles. 17 E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre. 18 Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. 19 Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam. 20 E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. 21 E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.”

7ª Trombeta- Domínio de Cristo declarado. Ap 11. 15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. 16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, 17 Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. 18 E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
Essa trombeta será tocada no final da grande tribulação quando haja derramado as sete taças que trarão os piores flagelos preparados para os que se oponham ao Deus Todo-Poderoso.
Deus não se tornando passivo diante do objetivo do anticristo de destruir Israel, ordenará aos 7 anjos a derramarem as 7 taças que representam os juízos finais e completos de Deus sobre a terra.
1ª Taça – Chaga Ap16. 2 “E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.”
2ª Taça – Envenenamento total da água salgada ocasionando a morte no mar Ap16. 3 “E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.”
3ª Taça – Total envenenamento da água doce que acarretará a morte no rio. Ap16. 4 “E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.”
4ª Taça – Calor abrasador do sol Ap16. 8 ¶ “E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. 9 E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.”
5ª Taça – Trevas e dores a capital do anticristo Ap 16. 10 “E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. 11 E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras.”
6ª Taça – O Eufrates secará Ap16. 12 ¶ “E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.”
7ª Taça – Terremoto e chuva de granizo Ap16. 18 “E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. 21 E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.”
Após essas sucessões de acontecimentos o Senhor virá com sua Igreja para derrotar o anticristo, e implantar, aqui na terra, o glorioso reino milenial.
Devemos estar preparados para o arrebatamento da igreja, pois não sabemos nem o dia e nem a hora que o Senhor virá buscar a sua Igreja.
Estarás tu vigiando, quando Jesus vier?
Referências Bibliográficas

Fonseca, Claúdio. Apostila de Escatologia. Alagoas:FAFITEAL(Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas), 2002.

Almeida, João Ferreira de. Bíblia sagrada, versão Impressa Bíblica Brasileira.

Revista Lições Bílicas. Vem o fim, o fim vem-A doutrina das ùltimas coisas. Rio de janeiro:CPAD, 2004.

Filho, Pr.Felizardo Batista da Silva. O anticristo e a grande tribulação,São Paulo: Alfa e Omega Edições,2008. p. 15-18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário